Sobre responsabilidade socioambiental
Os últimos anos têm sido muito importantes para a Catabila Arquitetura, pois graças a um esforço de muitos colaboradores, foi possível dar mais alguns passos em direção à conquista dos ideais almejados para o futuro do escritório, da profissão, e da sociedade!
Quem acompanha as redes sociais da Catabila já sabe que a maioria dos valores defendidos por mim (Áliqui Sodré – Arquiteta fundadora) e pelos membros que entram e saem da Catabila, estão relacionados com a ética profissional e a responsabilidade socioambiental.
Entre os preceitos que regem as atividade profissionais, estão a HONESTIDADE, a SUSTENTABILIDADE e a COLABORAÇÃO.
Eu acredito que os arquitetos têm o dever de COLABORAR PARA COM A PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DAS CIDADES!
“EPAAAAA! O que isso tem a ver com a minha casa?”
Bem, o que cada cidadão faz ou deixa de fazer dentro da sua unidade privativa de moradia é assunto somente dele e nada tem a ver com o desenvolvimento das cidades, correto?
NÃO!
Você pode não saber, mas um dos principais problemas enfrentados na administração das cidades é o lixo! Você esquece dele, no momento em que o caminhão de lixo passa na frente da sua casa, mas o resíduo gerado por você, não deixa de existir, ele só muda de lugar!
De acordo com um estudo realizado periodicamente pelo Selur – Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, que coletou dados de 3.374 cidades brasileiras,
Após 8 anos de PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), apenas seis municípios brasileiros alcançaram a faixa de pontuação mais alta do ISLU(ISLU – Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os municípios brasileiros). A edição 2018 do estudo aponta que:
- 53% continuam destinando o lixo incorretamente – apesar do prazo para erradicação dos lixões ter expirado em 2014;
- a coleta domiciliar ainda não chegou à universalização, atendendo somente 76% dos lares brasileiros;
- 61,6% dos municípios não estabeleceram fonte de arrecadação específica para custear a atividade;
- o índice médio de reciclagem no Brasil patina em 3,7%.
Veja o relatório completo em: www. selur.org.br/publicacoes/islu (ou clique aqui).
Sabendo desses dados, fica difícil não se responsabilizar pela geração de resíduos, quando mais de 60% do lixo urbano é proveniente da construção civil. (ta chocado? eu também…) E desse total de resíduo da construção civil, mais de 60% é proveniente de pequenas obras e reformas. Menos de 30% é responsabilidade de construtoras e esse número tende a reduzir, cada vez mais, graças às novas normas às quais as construtoras devem se adequar, diminuindo, a cada dia, sua contribuição com a geração de lixo e deixando essa responsabilidade inteiramente para o cidadão, ou seja, você!
Assim, como eu, a Catabila assume a sua responsabilidade sobre esses dados e desde a sua fundação, em 2013, assumiu seu compromisso em colaborar com a divulgação dessas informações e com a educação da sociedade, para que o problema seja resolvido ou, pelo menos, amenizado.
Entre as ações adotadas por mim e pela Catabila, para ajudar na solução desse problema, está o desenvolvimento de palestras para a população, para outros profissionais, colegas de profissão e estudantes, onde são abordados temas como: descarte adequado dos resíduos da obra, maneiras de contribuir com ações sociais e formas de diminuir o impacto ambiental de obras e reformas.
Em menos de 2 anos, foram mais de 300 pessoas alcançadas através de palestras ministradas em universidades, feiras e exposições exclusivos para profissionais e eventos abertos ao público, além de dezenas de rodas de conversa com colaboradores, fornecedores e clientes.
Sem mencionar cada cliente que passou pelo escritório e pôde ter acesso ao conhecimento e ter sua vida transformada, dentro dos preceitos mais valiosos de sustentabilidade e colaboração! Cada momento desses foi importante para que a mensagem fosse disseminada e para que cada consciência individual passasse a colaborar para uma nova e, cada vez mais forte, consciência coletiva!
Além dessas ações de educação e conscientização, os projetos desenvolvidos pela Catabila Arquitetura têm sempre um viés sustentável, que tem por objetivo, atingir outras metas socioambientais:
- Promover e praticar a REDUÇÃO DO CONSUMO: a busca por tendências duradouras em detrimento de modas passageiras, buscando diminuir a geração de resíduo, através da reutilização e requalificação, sempre que possível, de matéria-prima, objetos decorativos e peças de mobiliário. Entenda (clique aqui e saiba mais)
- Buscar INOVAÇÕES em soluções e tecnologias que, além de respeitarem todas as formas de vida e preservarem os recursos naturais, tragam benefícios para o meio ambiente, através do CONSUMO CONSCIENTE, incentivando fornecedores responsáveis que estejam alinhados com os valores da Catabila;
- Contribuir para o desenvolvimento da comunidade, divulgando o FAIR TRADE, fomentando o consumo de produtores locais e estabelecendo parcerias com marcas, fornecedores e prestadores de serviços que tenham responsabilidade socioambiental
Eu e minha equipe, juntamente com colaboradores, parceiros e clientes temos uma visão colaborativa, onde cada etapa do processo construtivo – desde a concepção do projeto até a sua habitação – e cada indivíduo participante nesse processo é importante para que o ciclo se complete.
VEJA COMO FAZEMOS ISSO:
F.A.Q:
- Sim, nós usamos papel reciclado (e com selo de certificação da matéria-prima – FSC);
- Sim, até os brindes que entregamos para os clientes têm certificação (e as embalagens também);
- Sim, nós separamos nosso lixo;
- Sim, nossos processos são todos digitais: menos impressões em papel = menos desmatamento;
- Sim, todas as lâmpadas do nosso escritório são de LED;
- Sim, todas as nossas torneiras e louças sanitárias têm sistema de redução de consumo de água;
- Sim, nós vamos apresentar muitas soluções como essas (e tantas outras), para o seu projeto. Pode confiar!
Se você se identifica com essa filosofia e apoia as nossas atitudes, nos ajude a alçar vôos maiores e a colaborar mais ainda com o meio ambiente! Divulgue! Compartilhe esse post com seus amigos que estão embarcando na odisseia da casa nova ou da temida reforma! Siga nossas redes sociais (instagram e facebook) para acompanhar as nossas ações de educação e para pegar dicas de sustentabilidade e (é claro) de decoração!
Se ficou com alguma dúvida ou quer colaborar com o nosso objetivo, deixe um comentário! Ficarei muito feliz em recebê-lo!
Você me ajuda a mudar o mundo?