Vim te contar porque as obras realizadas por empresas do ramo da construção civil e arquitetura dão certo, são mais rápidas, práticas, baratas e dão menos problemas!

PRIMEIRAMENTE, quero que você entenda que existe uma certa hierarquia dentro das obras. Essa hierarquia vai desde os ajudantes (com pouquíssima capacitação e habilitação) até os diversos níveis de capacitação e habilitação profissional (e, consequentes responsabilidades técnicas). Os serventes e ajudantes, respondem aos profissionais (pedreiros, pintores, carpinteiros, ladrilhistas, etc.). Esses, por sua vez, respondem aos mestres de obras, que respondem aos encarregados, que respondem ao gerente de obras. O gerente de obras é a cabeça. É quem vai economizar, agilizar e evitar erros e acidentes. É deles que vamos falar hoje!

O que nenhum arquiteto te conta: Porque a obra sai mais cara do que o estimado!

São incontáveis, os serviços que uma obra exige durante todo o processo de execução, além dos serviços “pesados” de obra civil, em si (esses que o encarregado ou mestre de obras e sua equipe fazem). Estou falando de serviços de GERENCIAMENTO, que exigem maior responsabilidade.

Vários desses serviços são oferecidos pelas empresas do ramo (mas nem todas oferecem) e eles facilitam todo o processo de execução de obra. Você pode contratar todos esses serviços e se preocupar apenas em pagar os boletos! Isso significa uma obra tranquila e sem stress.

Quanto vai custar minha obra?

Mas é claro que isso tem um custo, porque todos os serviços que você for delegar, obrigatoriamente deverão ser feitos por outras pessoas, que obviamente, vão cobrar pra fazê-los (porque ninguém trabalha de graça né)! Sem mais delongas, vamos a eles:

ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA

Existem dois cronogramas: o físico e o físico-financeiro. Nos cronogramas físicos, você pode ver cada serviço a ser executado na obra, sua duração e a previsão para início e conclusão. No cronograma físico-financeiro, você têm além disso, o custo de cada serviço e a previsão de pagamento em cada período da obra (semanal, quinzenal, mensal ou outra periodicidade, a depender do tipo de obra). Ambos são geralmente apresentados no formato de “grafico de Gantt“.

Ferramentas de Gestão de Projetos: O que é o gráfico de Gantt e como fazer  um no Excel?

Elaboração de DIÁRIO DE OBRA E relatório fotográfico

O Diário de obra parece ser uma ferramenta dispensável, mas é nele que anotamos todos os acontecimentos da obra, tais como recebimento de material, chegada de caçamba e outros equipamentos alugados, execução de serviços terceirizados, etc. Ele é bem útil na hora que notamos uma avaria em algum serviço já executado, uma quebra de produto ou equipamento dentro da obra. Fica fácil determinar qual equipe estava trabalhando na obra, no dia do ocorrido, afim de buscar uma reparação dos danos ocasionados.

5 maneiras de economizar na reforma

O relatório fotográfico é a forma como você vai controlar sua obra de longe. Saber se o cronograma está sendo cumprido, se está adiantado ou atrasado e em quanto tempo. Com ele, você pode ter uma ideia geral da “cara” da obra, em cada etapa e pode registrar informações importantes, através das fotos, para possível consulta posterior. Através do relatório, você fica sabendo, também, os serviços que foram concluídos, os serviços a serem iniciados na etapa seguinte e os pagamentos que deverão ser efetuados a seguir.

ORÇAMENTAÇÃO E COMPRA

Isso você já sabe o que é. Normalmente, os prestadores de serviço de execução de obras fazem 3 cotações com 3 fornecedores diferentes, para os serviços terceirizados (vidraçaria, marmoraria, marcenaria, serralheria, ar condicionado, instalação de pisos e revestimentos especiais, como aplicação de papel de parede, etc.).

Os materiais de construção normalmente não são orçados em 3 lojas diferentes. O profissional faz a compra na loja na qual aqueles produtos que representam a maior parte do orçamento estão com preço mais acessível. Como o caso do cimento, massa corrida e outros. Os profissionais também não vão fazer comprar em lojas muito longe da obra ou do caminho que percorrem do seu escritório até a obra ou de uma obra a outra (que ele esteja executando ao mesmo tempo). Isso porque o tempo desse profissional também entra na conta do seu próprio custo.

Não preciso dizer que esse profissional também não faz frete. No caso de materiais leves em pequena quantidade, o profissional pode fazer a retirada do pedido direto na loja ou fazer a compra presencialmente, mas produtos e materiais pesados, em grandes formatos ou em grande quantidades deverão ser entregues pelo fornecedor, direto na obra. É o caso de pisos, revestimentos, placas de gesso, madeira, cimento, etc. lembre-se que o serviço de frete é regulamentado e existem leis que proíbem carros de passeio de transportarem vários materiais, pelo risco de causarem acidentes de trânsito.

GERENCIAMENTO DE CONTRATOS

Além da orçamentação, o profissional responsável pela sua obra pode gerenciar cada serviço terceirizado, desde a orçamentação até a a finalização dos serviços. Por exemplo: no caso de uma loja de planejados, esse profissional poderá fazer a análise do “projeto executivo” da loja, a aprovação desse projeto ou solicitação de ajustes, o agendamento da entrega e da montagem e, posteriormente, o agendamento da manutenção pós obra ou, no caso de algum problema com a execução dos serviços ou com a qualidade do produto, a solicitação de troca ou reparo.

COMO ECONOMIZAR NA COMPRA DE MÓVEIS NOVOS (CLIQUE E SAIBA MAIS)

VERIFICAÇÃO DE PRODUTOS E NOTAS FISCAIS

Um serviço muito necessário, principalmente quando é feita uma compra de grande quantidade de produtos de um única vez. Além de verificar se foi entregue o produto especificado na nota fiscal e a sua quantidade, é feita também a verificação das condições em que cada produto chegou na obra.

Muito importante quando se trata de louças e metais sanitários, pisos e revestimentos (verificação de irregularidades na superfície, verificação de trincas, arranhões ou quebrados). Não se esqueça que você tem 30 dias para solicitar a troca, de acordo com o código de direito do consumidor. Após esse período, você não poderá mais devolver o produto.

FISCALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E CONTROLE DE QUALIDADE

Toda obra precisa ter sinalização adequada, proteção aos trabalhadores e organização. Isso é LEI! E todos os profissionais trabalhadores e visitantes devem estar usando equipamento de proteção individual (100% do tempo que estiverem no canteiro de obras). O responsável técnico pela execução da sua obra deve garantir que tudo isso seja cumprido.

O controle de qualidade também adentra um pouco nessa questão. Conferir se os processos exigidos pelos fabricantes dos materiais e produtos estão sendo cumpridos pelos trabalhadores, se eles estão utilizando o equipamento adequado e seguindo as recomendações de segurança é parte fundamental na garantia da qualidade e durabilidade de cada item da sua obra ou reforma.

EPI: O que é? Por que utilizar? Saiba mais - Prometal EPIs

Sim, a Catabila oferece esses serviços para a sua obra! O valor dos serviços depende do nível de dificuldade e da quantidade de serviços que serão exigidos. Se você quiser saber mais a respeito, entre em contato através do whatsapp ou por e-mail!

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Se gostou desse post, compartilha! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Um comentário em “É disso que a sua obra precisa pra não dar problema!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.