Se você está pensando em decorar, reformar ou construir e já está preocupado com a grana que vai gastar, se liga nas dicas que eu vou te dar pra economizar um dinheirão!

ECONOMIZE NOS ACABAMENTOS

É claro que aquele porcelanato de R$300,00/m² é mais bonito e tem melhor qualidade do que o cerâmico de R$40,00, mas tem certeza que esse acabamento será NOTADO dentro do seu ambiente?

Se você tem um mobiliário lindão, uma parede de destaque, uma boa iluminação e, principalmente, se você vai usar um tapete que cobre boa parte do piso, não invista em um produto tão caro! Mas SEMPRE preste atenção na indicação adequada de cada produto! Não vai colocar piso de area interna, na varanda nem usar um polido, se você tem pessoas idosas em casa (só pra mencionar alguns exemplos).

Se você vai usar um revestimento na parede, verifique se parte do mobiliário fixo não vai cobrir esse revestimento. E, se cobrir, substitua essas áreas escondidas por um produto mais barato! Mas, se você estiver pensando em vender seu imóvel em menos de 5 anos, essa não é uma boa ideia, já que os novos moradores podem ter mobiliário totalmente diferente (pense nisso)!

economize NOS METAIS

NÃO FAÇA ECONOMIA BURRA, mas coloque na balança quanto tempo você pretende morar no imóvel em questão. Se a ideia for ficar no máximo 3 anos, cogite a hipótese de investir baixo nos metais sanitários (acabamentos de registros, torneiras, duchas higiênicas e acessórios).

As melhores marcas do mercado (como Deca e Docol – não é publi… quem me dera) podem durar uma vida inteira e esse fator durabilidade pesa na hora do orçamento. Outras marcas que desenvolvem produtos menos duráveis (principalmente em se tratando de acabamentos diferentões – tipo preto matte, dourado, rose gold, etc.) podem durar um tempo relativamente longo, se você conservar do jeito certo! (mas saiba que você estará fadado a gerar esse resíduo, no futuro)

Misturador Monocomando cozinha black matte c/ rose gold - Lexxa Bagno -  Torneira e Misturador de Banheiro - Magazine Luiza

E, se você estiver construindo a casa da sua vida, ESQUECE! Investir em metais (atemporais) de boa qualidade vale muito a pena e eu sempre recomendo!

ECONOMIZE NAS LOUÇAS

Mesma questão dos metais: o tempo que esses produtos precisam durar para você. Se a grana tá curta, mas você sabe que vai capitalizar logo na frente ou se você acha que vai mudar de imóvel, você pode considerar essas questões.

É difícil, um fabricante de louças fabricar um produto com qualidade tão baixa a ponto de precisar ser trocado em menos de 5 anos… Nunca vi nada parecido acontecer, então é uma economia que eu faria, se precisasse gastar em outro cantinho.

O ponto que você precisa ter atenção é quanto aos detalhes metálicos. Muitos fabricantes usam plástico pintado. Esses descascam em menos de 1 ano. Exija metal de verdade e, por favor, nunca, JAMAIS, passe qualquer coisa abrasiva nesses metais… limpe com panos macios! Isso vai garantir a durabilidade e o aspecto de novo por muito mais tempo!

ECONOMIZE NOS MÓVEIS

Existem MIL maneiras de economizar nos móveis e eu sugiro fortemente que você dê uma olhada nesse post pra entender como você pode fazer isso, mas saiba que:

A economia pode ser de mais de 30% com as dicas que eu dou lá, então NÃO PERDE!

COMO ECONOMIZAR NOS MÓVEIS (CLIQUE AQUI)

ECONOMIZE NAS LUMINÁRIAS

Existem muitos fabricantes de luminárias e algumas fábricas podem estar localizadas pertinho de você! Normalmente, as lojas conseguem oferecer preços menores em produtos das fábricas locais, porque o frete não está embutido no custo do produto. Pergunte ao seu vendedor.

Caso você não tenha acesso a produtos locais ou não existam fabricas de luminárias da sua região, siga as dicas a seguir que você não vai errar:

Você precisa estar ciente de que, hoje em dia, a maioria das lâmpadas disponíveis no mercado são de LED. De boa ou má qualidade… duráveis ou não… caras ou baratas… esses podem ser fatores que você queira avaliar na hora da compra, mas saiba que TODAS as lâmpadas de LED precisam de um DRIVER (que é uma das partes mais caras da Lâmpada – ou fita).

As fitas têm drivers separados das FONTES DE LUZ (os chips de LED), por isso, se houver algum pico de energia, o que vai queimar vai ser o driver (ou fonte), que você poderá substituir! Quando um chip de led “queima”, você ainda pode usar o produto com aquela falha pontual e, muitas vezes, esse detalhe não aparece (dependendo da forma como você instalar a iluminação).

Mas nas lâmpadas, os drivers estão dentro da sua base e não é possível fazer a troca deles. Se a lâmpada queimar (no caso, o seu driver oculto), você vai precisar colocar a lâmpada inteira no lixo.

Eu adoro usar fitas de LED nos meus projetos, por causa disso. Além do mais, as fitas possibilitam muito mais efeitos de iluminação, que é uma forma barata de deixar um ambiente mais aconchegante e luxuoso, sem precisar de um investimento alto…

Quando falamos de luminária, acontece algo parecido. Existem as luminárias com lâmpada e as lumiárias com LED INTEGRADO (que normalmente são muito mais baratas). Obviamente, você poderá substituir uma lâmpada queimada de uma luminária com lâmpada separada. Mas as luminárias com LED integrado vão inteirinhas para a lixeira.

Spot Led Emb 7w Biv 3000k Sth7920/30 Stella - Spot - Magazine Luiza

Quando você usa várias luminárias iguais, isso pode se tornar um problema, pois no caso de uma queimar, você pode precisar trocar TODAS! É o caso de luminárias que amarelam com o tempo, de chips de LED que ficam fracos com o tempo ou, no caso, do produto que você comprou simplesmente sair de linha.

Por isso, sempre que eu uso uma luminária com LED integrado, eu faço questão de comprar algumas unidades a mais, para garantir pelo menos algumas trocas…

NÃO ECONOMIZE NO PROJETO

Os PROJETOS de arquitetura sempre são considerados “caros”, mas o investimento na contratação prévia de um projeto de arquitetura pode economizar cerca de 30% na execução da obra.

Mas é muito importante que você contrate arquitetos que NÃO RECEBAM RT!!!

Entenda o que são as comissões e como você pode estar sendo enganado por falsos preços baixos de projeto!

É importante que esse profissional também seja bem relacionado com prestadores de serviço e fornecedores, para indicar aqueles que tenham preços competitivos e que sejam competentes (afinal, grande parte do gasto da obra está em retrabalho).

E, principalmente, contrate um profissional que entregue o que ele promete e que prometa entregar aquilo que vai facilitar a sua vida na hora de EXECUTAR! Um 3D não adianta nada se você não sabe como atingir aquele resultado de forma acessível!

Apesar da economia gerada pelo projeto de arquitetura, muitas pessoas ainda acreditam que ele seja ineficaz, desnecessário e que não compense o valor investido. Se você for uma dessas pessoas, saiba que existem outros serviços, além do desenvolvimento de projeto, oferecidos pelos profissionais de arquitetura, que podem solucionar alguns problemas e te ajudar a economizar muita grana!

Veja outros serviços oferecidos pelos arquitetos, além de projetos! (clique aqui)

Bem, por hoje, é isso! Espero que você tenha gostado desse conteúdo! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Se esse post te ajudou, compartilha com quem precisa saber dessas informações! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.