O bambu é considerado um material essencial para a sustentabilidade na construção civil. Os motivos que o tornam tão importantes vão desde a sua resistência e baixos preços, até a sua importante contribuição ambiental, por sequestrar altas taxas de carbono.

A sua utilização se dá em diversas áreas da construção, podendo substituir de forma eficiente e durável outros materiais usados em ambientes externos e internos, como eucalipto ou pinus, que impactam de forma negativa, o meio ambiente, quando utilizados em larga escala.

O bambu pode ser usado, para fins comerciais, a partir do sétimo ano após o plantio. Nos anos seguintes ele pode ser colhido anualmente, por período indeterminado. O eucalipto, material com o qual é normalmente comparado, leva pelo menos 12 anos até que possa ser utilizado na construção civil.

A sua colheita constante é um dos fatores que o tornam um importante agente socioeconômico, garantindo emprego aos trabalhadores do campo, por praticamente toda a vida.

Algumas espécies, porém, podem se expandir de forma a prejudicar a vegetação nativa. Portanto, verifique se os produtos feitos de bambu que você adquire possuem o selo FSC ou outra certificação.

Resultado de imagem para selo fsc

Além de ser usado para substituir a madeira e outros materiais na construção civil, o bambu também pode ser utilizado na arquitetura de interiores.

A fibra de bambu tem se popularizado a cada dia mais e vem tomando lugar de muitos tecidos de feitos de fontes fósseis (petróleo), como o poliéster.

Algumas marcas de cortinas, móveis, tapetes e até ornamentos de decoração (almofadas, mantas e outros), têm apostado na utilização da fibra de bambu como alternativa sustentável aos tecidos sintéticos.

Quando for adquirir produtos que sejam feitos com algum tipo de tecido, verifique se há opções feitas com fibra de bambu ou outras fibras naturais!

Veja um exemplo de produto que já utiliza essa tecnologia: o tapete Fiber bamboo.

TAPETE FIBER BAMBOO CAMURCA
https://www.bykamy.com.br/fiber-bamboo-camurca.html

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Se gostou desse post, compartilha! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.