Na hora de colocar a mão na massa e começar a pedir orçamentos para a execução dos móveis, sempre vêm aquelas dúvidas sobre qual serviço contratar:

  • Marceneiro é mais caro ou mais barato do que móveis planejados?
  • Qual é o melhor acabamento?
  • Qual entrega mais rápido?
  • Qual dos dois tem a melhor qualidade?
  • Qual tem as melhores condições de pagamento?

Bom, estou aqui de novo pra contar pra vocês ABSOLUTAMENTE TUUUUUDO sobre o mundo da marcenaria e dos móveis planejados!!

Pra começo de conversa, sempre que falamos em “MARCENARIA” estamos falando do trabalho de transformar a matéria prima feita de madeira (maciça ou não) em móveis, peças decorativas, utilitários e objetos de arte. Isso inclui trabalhos em madeira maciça, em MDF e MDP, sejam eles crus recebendo pintura (laqueado), revestidos com lâminas sintéticas (as famosas MELAMINAS), revestidos com lâminas naturais de madeira, envernizados (no caso das madeiras maciças ou lâminas naturais) e podendo, ainda, receber qualquer acessório de outro material, como tecidos, couros, vidro, plástico, acrílico, aço, alumínio, níquel, cobre, ouro e até pedras preciosas…

VOCÊ SABE QUAL É O MELHOR MATERIAL PARA O SEU MÓVEL? MDF, MDP OU MADEIRA MACIÇA? – DESCUBRA AGORA! – clique e acesse o post

A marcenaria pode ser um mobiliário “sob medida”, como roupeiro, um closet, um balcão de pia ou armário aéreo, gabinete de banheiro, etc. mas pode ser, também, um “móvel solto” (aquele que não é feito para um espaço específico e pode ser realocado em praticamente qualquer lugar), como um aparador, um criado mudo, uma mesa de centro, um nicho, uma cama, uma mesa, um banco e até uma cadeira.

Além disso, chamamos de marcenaria, painéis, divisórias, revestimentos de parede (feitos de madeira), forro de teto e até portas!

Enfim… marcenaria é isso:

Foto por Dmitry Zvolskiy em Pexels.com

e também é isso:

Talvez você já saiba disso e deva estar se perguntando “pra que essa introdução toda, senhor?”

Mas eu não expliquei tudo isso à toa, não! Na verdade, o primeiro fator que vai influenciar na nossa decisão sobre qual tipo de profissional/fornecedor contratar, é justamente o tipo de serviço do qual estamos precisando. Não entendeu? Calma que eu vou explicar!

Tanto as lojas/fábricas de móveis planejados quanto os marceneiros são capazes (a maioria deles) de fazer qualquer trabalho que envolva o beneficiamento da matéria prima. A diferença entre eles é a forma como cada um trabalha, principalmente em se tratando de ferramentas e maquinário.

Geralmente as lojas/fábricas de móveis planejados possuem maquinário industrial e, algumas delas, possuem um setor de personalização. Por fazerem parte do setor industrial, elas precisam se adequar à legislação que corresponde a esse setor, inclusive, legislações sobre qualidade (como as certificações iso 9001, 14001, etc.).

Por conta disso e por conta das limitações do maquinário industrial, esse tipo de fornecedor, muitas vezes, se reserva do direito de ADAPTAR qualquer peça de marcenaria à sua linha de produção: os famosos “MODULADOS”. Implicando, muitas vezes, em alteração nas medidas externas, na divisão interna do mobiliário, no sistema de fixação, ferragens (puxadores e dobradiças) e nos acabamentos.

Quando há a necessidade de ajustes para uma medida personalizada, faz-se um “EDIÇÃO”, ou seja, um ou mais módulos são recortados para atender à essa demanda. Esse módulo específico, que necessita de uma atenção especial, vai para o setor de personalização, saindo da linha de produção. São os famosos “móveis modulados,porém editáveis”, que geralmente permitem que haja uma precisão de centímetros (quase nunca milímetros).

Quando há necessidade de fechar espacinhos residuais (por exemplo em um closet, enclausurado por paredes de todos os lados), o ajuste fino é feito no local, pelo montador, ficando com acabamento, muitas vezes, “a desejar”.

SUA DECORAÇÃO PODE ESTAR PREJUDICANDO SUA SAÚDE! – clique e leia mais…

Imagem relacionada

Já o marceneiro, que possui um maquinário manual, não tem uma linha de produção e não precisa se adequar a determinadas legislações, consegue criar produtos TOTALMENTE PERSONALIZADOS em qualquer aspecto.

O oposto também acontece. Muitas vezes, alguns detalhes são são possíveis através de equipamentos de ponta. É o caso da “usinagem” ou “fresa”, que como frisos e desenhos em baixo relevo nas superfícies, determinados cortes de cavas (puxadores através de recortes na própria lâmina) e até o próprio corte da lâmina, para que não fique com aquele famoso “serrilhado” decorrente da serra de corte comum.

Resultado de imagem para puxador em cava
puxador em cava com laqueado na cor branca

Não são todos os marceneiros que têm habilidade e ferramentas para trabalhar com outros materiais além do MDF e MDP e não são todos os profissionais que entregam produtos com acabamento bom, por isso, fique atento na hora de contratar.

Peça indicações e, se possível, conheça o trabalho do profissional AO VIVO!

O QUE NENHUM ARQUITETO TE CONTA: PORQUE A OBRA SAI MUITO MAIS CARA DO QUE O PLANEJADO – clique e leia a matéria completa!

Foto por Quintin Gellar em Pexels.com

Uma coisa muito importante, quando se trata de acabamentos: muitas lojas/fábricas de móveis planejados são, além de beneficiadores, produtores de lâminas de MDF e MDP (cruas e com acabamento). Por essa razão, muitos modelos de acabamentos acabam sendo exclusivos de determinadas lojas/fábricas. É uma forma de ter um diferencial no setor.

Marcas como a Dell Anno, por exemplo, investem muito em design e tecnologia e mantém seus segredos guardados à sete chaves, sendo os pioneiros e únicos no setor a fornecerem móveis com determinadas tecnologias agregadas.

Portanto se você visitou uma loja de móveis planejados, se apaixonou por um acabamento e seu marceneiro não consegue encontrar aquela lâmina para comprar, talvez esse seja o motivo: ELA É EXCLUSIVA.

Além de existirem fornecedores que também são fabricantes, existem aquelas fábricas de móveis planejados que, apesar de não produzirem as lâminas e comprarem de outros fornecedores (às vezes até de uma fábrica concorrente), têm a exclusividade em alguns acabamentos.

Um exemplo desse modelo é a relação entre a fabricante de lâminas Duratex, que fornece para muitas fábricas de planejados, sendo que muitos de seus produtos não são vendidos no mercado, pois são produzidos para abastecer apenas determinadas fábricas de planejados.

ARQUITETO COBRA PELA PRIMEIRA VISITA – clique e descubra!

A grande verdade é que os melhores produtos geralmente são os lançamentos mais recentes, pois têm tecnologia mais avançada, além do design (cores, relevos, brilhos, texturas e estampas) inspirados nas últimas tendências. Mas esses materiais acabam sempre sendo produzidos para atender as fábricas de planejados. O que é disponibilizado no mercado (para o marceneiro – e você -adquirir) é quase sempre inferior.

Isso acontece por um simples motivo: nossa mão de obra não é qualificada, portanto, na maioria das vezes não sabe perceber e nem explicar ao cliente – você, no caso – a diferença entre esses materiais, optando sempre pelo melhor preço, em detrimento da qualidade do produto.

Bem, acho que falei demais, por isso vou continuar esse assunto em outro post! Espero que você tenha gostado e que eu tenha tirado várias das suas dúvidas!

No próximo post vou falar sobre garantias, durabilidade, preço, condições de pagamento, prazo de entrega, pós venda e mais! Te espero aqui!

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Se gostou desse post, compartilha! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Um comentário em “Loja de móveis planejados ou Marceneiro: Qual é melhor?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.