Se você está pensando em construir ou reformar e já passou pela fase “quanto será que custa para contratar arquiteto?”, esse é o post que vai te fazer ficar muito mais confiante na hora de fechar (ou não) o serviço com um profissional de arquitetura.

A primeira coisa que você precisa saber é sobre algumas práticas antiéticas, como o recebimento de RT (se você não sabe o que são as famosas e polêmicas “reservas técnicas”, clique aqui e saiba mais), que viabilizam ao profissional, a cobrança de valores irrisórios, se comparado ao preço de outros profissionais do ramo.

Mas além do recebimento de RT, confira outros aspectos que podem influenciar no preço do seu projeto:

PRAZO

Quanto mais tempo o profissional tem para desenvolver o projeto, mais barato será o valor do seu serviço

TETO DE GASTOS

Por mais incrível que possa parecer, quanto mais dinheiro o cliente tem para gastar, mais barato será o valor do projeto. Isso acontece porque, com um teto de gastos maior, o profissional tem mais liberdade para propor soluções, tornando o seu trabalho muito mais fácil e rápido, o que viabiliza cobrar um valor mais acessível ao cliente.

PRÉ EXISTÊNCIAS E APOVEITAMENTOS

Tudo do zero é mais fácil, logo, mais barato. Quanto mais móveis, objetos decorativos, elementos arquitetônicos (como portas, janelas, forros, pisos, etc.) forem mantidos, mais difícil será o trabalho do profissional, para convergir todos esses aspectos em um projeto coeso. Mais tempo, ele levará pra harmonizar os elemento existentes, com as novas soluções e com o estilo e preferências estéticas do cliente. Além disso, o profissional deverá medir, fotografar e recriar (desenhar e modelar) todos os elementos digitalmente, linha por linha, para poder trabalhar com ele, o que leva muito mais tempo do que apenas baixar um desenho (ou modelo 3D) pronto do site do fabricante, como se faz com elementos novos, o que acaba onerando o serviço.

INDECISÃO

Pode parecer loucura, mas se o arquiteto tem total liberdade para criar, sem que o cliente dê uma direção quanto às suas preferências estéticas, necessidades e prioridades, o preço do projeto pode subir. Isso acontece porque, quando o cliente não tem nenhuma ideia de como gostaria de ver o resultado final, se ele não dá diretrizes, pistas do seu estilo, do seu gosto pessoal, etc. a chance do profissional errar no “diagnóstico” e ter que refazer todo o projeto é muito grande. Se o cliente já buscou inspirações, já sabe o que quer, já está decidido, o projeto flui melhor, anda mais rápido e, graças à facilidade de expressar com clareza, seus desejos, o trabalho do profissional será mais eficaz!

QUANTIDADE DE DECISORES

Quem dá a palavra final? Quanto menos envolvidos no processo de decisão e deliberação sobre soluções de projeto, mais fluido, rápido e eficiente se torna o processo, portanto, mais barato será o valor do serviço profissional. Quando cada decisão dentro do projeto depende da opinião de várias pessoas, o processo se torna mais difícil e demorado e isso representará um acréscimo no valor do projeto.

ESCOPO

A definição de “projeto” pode ter inúmeras interpretações, quando se trata de escopo. Cada profissional engloba diferentes serviços no seu “pacote de projeto”. Alguns profissionais oferecem, por exemplo, desenhos em nível EXECUTIVO (que contém detalhes minuciosos para a devida execução do projeto), outros oferecem apenas um estudo básico. Alguns profissionais contemplam, em seus “pacotes”, croquis à mão como imagens em 3D, outros oferecem tour com realidade virtual.

(clique aqui e conheça algus dos tours virtuais da Catabila)

Quanto maior o nível de detalhamento e mais inovadora a tecnologia de geração de imagem, mais caro será o projeto. Isso porque cada serviço é elaborado a partir de softwares específicos e às vezes necessitam de plataformas também específicar. Cada software e cada plataforma exige a compra da sua licença, além da aquisição de cursos para aprender a utilizá-los.

FATOR “FAMA”

Essa, eu tenho certeza que você já sabe. A fama do profissional é um fator muito relevante quando se trata da composição do preço do projeto. Aquele profissional que tem uma carreira consolidada provavelmente vai cobrar muito mais caro do que um profissional recém formado. Mas cuidado, pois nem todos os profissionais experientes são BONS PROFISSIONAIS… Não raro, sabe-se de arquitetos com anos de carreira, que cometem erros de principiante, por não se atualizarem, por pegarem muitos projetos e não conseguirem dar a devida atenção, além de passar o projeto para mão de obra menos qualificada (estudantes, estagiários), sem conferir o resultado antes de entregar o projeto ao cliente.

Moral da história:

  1. Antes de solicitar orçamento a um arquiteto, tenha definido o seu teto de gastos, suas prioridades e necessidades;
  2. Faça sua pesquisa, procure inspirações e crie uma pastinha com coisas que você gosta;
  3. Organize-se para ter, pelo menos 2 meses livres, antes de começar a obra, para a elaboração desse projeto;
  4. Tenha em mente quais serviços você não abre mão e quais serviços são irrelevantes pra você;
  5. Tente definir um número pequeno de pessoas para estarem presentes nas reuniões, deliberando sobre as soluções;
  6. Procure um profissional de qualidade, não vá atrás da fama.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir um preço melhor e um resultado mais satisfatório!

Gostou desse post? Então compartilha! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.