Se você ainda não sabe se vai reformar ou construir, pois não tem nem ideia de quanto custaria sua obra; se você só quer uma IDEIA, um CROQUI, um DESENHO, ou uma COISA SIMPLES, sem precisar pagar por um projeto de arquitetura, ou se você não tem confiança no profissional que você está pensando em contratar e quer fazer um test-drive, antes de desembolsar um valor alto com arquiteto ou designer, preste bem atenção no que eu preparei nesse post:

Uma das atividades mais conhecidas exercidas pelos arquitetos é o desenvolvimento de projeto.

Um PROJETO é um documento. Um registro físico (ou digital) dessa atividade. Ele é composto por um conjunto de desenhos (técnicos ou artísticos, à mão e/ou no computador) e demais documentos.

Arquiteto cobra pela primeira visita? Descubra! (clique aqui)

Esse é um dos serviços do arquiteto considerado “caros” por grande parte da população. Embora já tenha sido constatado que o investimento na contratação prévia de um projeto de arquitetura pode economizar cerca de 30% na execução da obra, muitas pessoas ainda acreditam que o projeto de arquitetura seja ineficaz, desnecessário e que não compense o valor investido.

Para a sorte dessas pessoas, existem outros serviços, além do desenvolvimento de projeto, oferecidos pelos profissionais de arquitetura, que podem solucionar alguns dos problemas enfrentados por quem está construindo ou reformando, ou prestes a se aventurar.

Veja outros serviços oferecidos pelos arquitetos, além do desenvolvimento de projetos! (clique aqui)

Muita gente desconhece a variedade de serviços que um profissional de arquitetura ou de decoração pode oferecer aos clientes. A maioria das pessoas desconhece, por exemplo, um serviço chamado de CONSULTORIA! Que não se trata de um projeto, mas é um serviço que pode te ajudar a solucionar muitos problemas!

Se você não sabe quais outras atividades o arquiteto pode exercer, clique aqui e descubra! –

Com valor muito mais acessível do que um projeto de arquitetura ou de design, a consultoria tem duração de aproximadamente 3h (dependendo do profissional) e consiste no deslocamento do profissional até um local específico, para auxiliar o cliente com os aspectos construtivos ou estéticos do objeto a ser executado ou reformado. Esse auxílio pode ser:

  • Na análise do imóvel, para verificação das condições de infra estrutura e avaliação de possíveis causas para patologias;
  • Na definição de soluções para tais patologias e auxílio na estimativa de custos com reparos;
  • Na proposição de soluções para problemas de difícil resolução;
  • Na definição de materiais de acabamento, através de visitas às lojas ou acompanhando o cliente em reuniões com fornecedores;
  • Na escolha e compra de produtos cujas especificações técnicas sejam adequadas à necessidade funcional e estética do ambiente;
  • Na negociação de preços e forma de pagamento, afim de garantir um bom custo X benefício;
  • No esboço de soluções, afim de facilitar a compreensão, por parte dos executores;
  • Na indicação de profissionais, lojas e marcas que melhor atenderão às suas necessidades;
  • Na execução da obra, para orientar a equipe, auxiliar na instalação de elementos complexos ou até verificar a qualidade técnica da obra.
  • Na orçamentação de um projeto previamente concebido;
  • No planejamento de estratégias para execução da obra, auxiliando no emprego adequado de verbas

Além de te ajudar com a solução de todos esses problemas, a consultoria serve para você conhecer mais afundo o trabalho do profissional e saber se a sua atuação profissional condiz com o que você está esperando contratar.

O preço da consultoria não é tabelado pelo Conselho de arquitetura e /urbanismo (CAU-BR) nem pela Associação Brasileira de Designers (ABD). Cada profissional cobra o valor que julga adequado, tendo como base de cálculo a sua hora profissional, considerando os custos do escritório e a sua margem de lucro.

Caso você more em edifícios e condomínios, de várias unidades privativas, você será obrigado a seguir a norma da ABNT 16.280 que, em Niterói, tornou-se obrigatória, através de lei municipal. A norma estabelece requisitos mínimos para a execução de obras e um deles é a apresentação de projeto, laudo e RRT, além dos demais documentos exigidos pelo estatuto de condomínio.

Para saber mais sobre a consultoria prestada pela Catabila, ENTRE EM CONTATO (clique aqui) Para saber quais outros serviços a Catabila oferece e como funcionam, CLIQUE AQUI.

Gostou desse post? Então compartilha! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e eu terei prazer em responder! Não se esqueça de seguir a Catabila nas redes sociais para fazer parte da comunidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.