Uma das cores mais polêmicas é o CINZA!! E é dele que vamos falar hoje! Porque uma decor cinza é linda, mas pode acabar virando um pesadelo, se alguns pontos não forem observados! lá vai:

Existem vários tons de cinza, com várias “cores de fundo” ou MATIZES: Além dos tons “quente e frio”, existem cinzas esverdeados, amarelados, rosados, azulados e neutros. Em uma decoração onde há cinza compondo diferentes materiais, como: o tecido do sofá, o papel de parede, a tinta e a cortina, é preciso tomar cuidado com a cor de fundo de cada uma dessas cores.

Misturar tons de cinza com diferentes matizes pode acabar com a sua decor! Algumas pessoas têm um olho bom para identificar cores, mas a grande maioria não percebe diferenças sutis como a cor de fundo do cinza, sem que hajam outros tons ao lado para comparar (exemplo da foto).

5 MANEIRAS DE ECONOMIZAR NA REFORMA – CLIQUE E SAIBA MAIS

Isso acontece porque o tipo de iluminação (natural, artificial, quente, fria ou neutra) que incide no material altera suas cores. Uma dica que eu dou é: sempre que for escolher a cor para um item da decor, carregue uma amostra das cores dos outros materiais! Assim, você não erra no tom!

Se não tiver como levar amostra, ligue para a loja de decor onde você estiver indo e pergunte se eles têm amostra dos tecidos das marcas que você adquiriu. Se nada disso der certo, invista em um leque de cores de marcas de tinta (como Coral e Suvinil ) – que custam cerca de R$100,00 – e encontre as cores que mais se aproximam dos seus materiais, marque com um clip e vá às compras!

Quando você contrata um arquiteto, ele carrega o seu leque de cores e ainda te ajuda com outras noções de estética, por isso, se você está inseguro(a), vale a pena investir em uma ajuda profissional!

ARQUITETO COBRA PELA PRIMEIRA VISITA? – CLIQUE E DESCUBRA

Lembrando que você não precisa contratar um projeto completo! Existem diversas modalidades de serviço, começando pela consultoria e indo até aquele projeto completo que você entrega na mão do pedreiro! Saiba mais sobre isso nesse post! (clique aqui)

Além da cor de fundo do cinza, um fator que costumamos ignorar na hora de escolher materiais e cores para o nosso ambiente são as LUZES! As luzes que incidem sobre as superfícies dos materiais alteram a forma como percebemos suas cores.

Isso acontece porque uma parte do espectro luminoso (aquele arco-íris que compõe a onda de luz) da fonte luminosa (seja o sol, uma lâmpada, o fogo – em lareiras e velas – a luz da lua, etc.) é absorvido pelo objeto e outra parte é refletido. Essa parte que é refletida é captada pelos nossos olhos, juntamente com a “cor real” do objeto, afetando a nossa percepção dessa cor.

Se a luz que incide é azulada (fria), como a luz da lua ou das antigas lâmpadas fluorescentes, enxergamos as cores dos objetos iluminados por ela, mais azuladas. Se a luz que incide é amarelada ou alaranjada (quente), como a luz do pôr do sol ou das lâmpadas incandescentes e de filamento, enxergamos os objetos iluminados mais amarelados.

O vidro da sua janela também pode afetar as cores dos objetos. A maior parte dos vidros têm uma tonalidade esverdeada, quase imperceptível (é fácil identificar, quando olhamos para espessura da lâmina. Essa tonalidade de verde altera a cor dos objetos iluminados pela luz que atravessa as janelas e portas de vidro. Existe, no mercado, vidros totalmente incolores, chamados CRISTAL.

CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE VIDRO – CLIQUE E SAIBA MAIS

Se a sua janela possui película refletiva, os objetos também terão suas cores alteradas. Existem várias cores de películas (azuis, verdes, marrons e até cinzas).

Atenção para o tecido das cortinas que você utiliza, também… se você opta por uma cortina translúcida (que deixa passar uma certa quantidade de cor para o interior do ambiente), é preferível que ela tenha uma cor neutra. Caso contrário, o tom da luz natural vinda das janelas pode ser afetada e, automaticamente, todos os objetos iluminados por essa fonte de luz também terão suas cores alteradas.

Você sabe qual cortina usar no seu ambiente? Clique aqui e descubra!

Isso acontece até com a nossa pele. Se você já se sentiu mais bonita(o) na cabine de uma loja, saiba que o arquiteto que planejou a iluminação tentou te deixar mais bronzeada(o) e com cara de saudável! 👩🏾👦🏾 ⠀

⠀Portanto, não adianta nada você investir em uma decoração toda em tons de cinza frio, para dar aquele “ar escandinavo” dos alpes suíços e usar lâmpadas quentes!

As lâmpadas de LED, que usamos hoje, podem ter diferentes temperaturas de cor, que variam de 8.000K (fria, azulada) a 2.000k (quente, amarelada) e no meio do caminho estão as lâmpadas NEUTRAS, que mais se aproximam da luz do sol (no horário de meio-dia)! Essas são as ideias para se usar em decor cinza, sem que as cores dos objetos sejam afetadas.

Além disso, as lâmpadas têm diferentes IRC (índice de reprodução de cores). Quanto mais alto o IRC, menos a sua luz irá influenciar na cor real dos objetos, ou seja, mais fidedigna será a percepção das suas cores, pelos nossos olhos!

Isso é muito importante, por exemplo quando estamos projetando a iluminação para espaços de maquiagem (pra que a pele preparada com produtos, como bases e pós, se aproxime do tom real da pele do usuário ou para que os contornos, blush e sombras não fiquem muito pesados e artificiais) ou quando estamos projetando cozinhas (onde precisamos da fidelidade de cor dos alimentos, para sabermos se estão em boas condições, como carnes, por exemplo) ou, ainda, quando projetamos espaços comerciais, cujas cores de produtos sejam fatores muito importantes.

É o caso do setor de hortifruti e frigorífico de supermercados, galerias de arte, lojas de acabamentos para a construção civil (tintas, pisos e revestimentos), lojas de tecidos, esmalterias, salões de beleza, estúdios de arte, design e cinema, entre muitos outros!

Gostou da dica? Então deixa um comentário! Me conta se você já errou na hora de misturar cores na decor, ou se conhece alguém que se deu mal por causa disso! E compartilha esse post com aquela pessoa que adora cinza e que ta reformando ou pensando em reformar!

Eu dou dicas semanais de decor nas minhas redes sociais, então não se esqueça de seguir a Catabila no INSTAGRAM e FACEBOOK – para ter acesso à curadoria de marcas, produtos e prestadores de serviço que eu indico e fazer parte da comunidade! Um beijo e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.