As pessoas gastam muito dinheiro com coisas que perdem o valor em pouco tempo, como carros, aparelhos telefônicos, eletrônicos, etc. ou com itens que duram pouco, como vestuário. Todos esses bens tiram dinheiro do seu bolso com impostos e manutenção.

Um projeto de arquitetura valoriza em torno de 20% um imóvel, pode economizar aproximadamente 20% do orçamento total da construção, pois ao ter a possibilidade de se estimar os quantitativos (quantidades de material), se evita o desperdício e se paga, obviamente, menos frete, do que quando a compra é feita em etapas.

Além de evitar o retrabalho, uma vez que você antecipa problemas que podem ocorrer durante a construção e estabelece soluções ainda na etapa de projeto, sem que sejam mobilizados mão-de-obra, material e logística para a resolução dos problemas. Além disso, através de um bom profissional, você diminui o custo da sua construção, quando escolhe materiais adequados, que tenham o melhor custo x benefício e que atendam os requisitos de qualidade e estética.

 Acabamentos, revestimento, louças sanitárias e metais (que são as torneiras, acabamentos de banheiro, maçanetas, fechaduras, luminárias, etc.) custam em torno de 60% do valor total da obra. Se você consegue economizar em cada um desses itens, aproximadamente 20%, você já terá uma economia de 12% no seu orçamento total para a construção.

Além disso, o profissional que você contratar te indicará os melhores profissionais de cada área, considerando a relação custo x benefício e introduzirá na sua edificação novos materiais, novas tecnologias que agreguem qualidade, aumentem sua durabilidade e diminuam os custos com a sua manutenção.

 A estrutura é responsável por consumir 1/3 do seu orçamento e um projeto arquitetônico é capaz de otimizar a concepção estrutural, alocando pilares e vigas em locais estratégicos, buscando soluções para reduzir sua quantidade e estabelecendo métodos e técnicas de construção, de forma a facilitar sua execução e economizar em mão de obra e material.

Além de otimizar o tempo de obra, através do projeto arquitetônico, é possível organizar as etapas da construção para que a obra seja limpa e rápida, diminuindo a movimentação de terra (escavação e aterro) economizando assim na remoção de entulho e na mão-de-obra necessária para esses serviços.

 É um serviço totalmente personalizado, que incorporará todos os seus objetivos e ainda tratará de incorporar detalhes que você possa não ter imaginado, como segurança, manutenção, limpeza. Através de um bom projeto, você pode potencializar a usabilidade do seu empreendimento, aproveitando melhor e o máximo possível do espaço disponível, seja em projetos de layout, arquitetura de interiores, em projetos arquitetônicos ou paisagísticos.

Além disso, um projeto de arquitetura contempla todas as diretrizes estabelecidas pela legislação municipal vigente, diminuindo assim, o tempo e o transtorno que demanda uma aprovação posterior. Ainda nesse sentido, um projeto de arquitetura permite que você tire o alvará de construção e a licença de obra, evitando, assim, que você seja autuado por obra ilegal e que sua obra seja embargada por falta de documentação.

 Outro benefício que a contratação de um profissional de arquitetura te trás é que um projeto previamente aprovado pode receber o habite-se, caso sua construção esteja conforme o que foi projetado. O Habite-se é um documento necessário para a averbação do seu imóvel e incorporação à sua escritura. É essencial para que você possa vender o seu imóvel, posteriormente ou para que as questões de herança e doação sejam facilitadas.

No caso da averbação e escrituração de uma edificação que não possui projeto previamente aprovado, para que o Habite-se seja emitido é necessária a legalização, posterior à sua construção. Isso também exige que um projeto seja enviado para a prefeitura, esse projeto se chama “as built” (expressão em inglês que significa “conforme construído”). Portanto, de qualquer forma, você necessitará do serviço de elaboração de projeto.

 Licenciamentos, aprovação de projeto, tapume, barracão, ligação provisória de luz e água, remoção de entulho e limpeza de terreno custam em torno de 10% da obra e isso tudo desaparece depois que a obra termina. Um projeto de arquitetura, além de economizar tempo e dinheiro para você e valorizar o seu patrimônio, aumentando seu valor de venda, será eterno, enquanto a edificação existir.

O mais incrível é que esse serviço costuma custar apenas 3% a 10% do orçamento final da obra. Ao contratar um arquiteto, você economiza seu dinheiro, evita frustrações, garante um produto final de boa qualidade, ganha qualidade de vida e fica satisfeito com o resultado final!

Gostou do post? Compartilha! Espero ter te ajudado a tirar aquelas dúvidas cruciais antes de contratar um arquiteto! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Beijos e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.