Você não tem ideia de quanto custa um projeto de arquitetura? então confere esse post e conheça as melhores dicas para entender como os arquitetos cobram pelo serviço!

O Conselho de Arquitetura E Urbanismo do Brasil (CAU) disponibiliza a todos os arquitetos licenciados, um sistema online para cálculo de valores de referência de honorários para a prestação de serviços de Arquitetura e Urbanismo, conforme tabela definida pelo próprio conselho, afim de facilitar a composição do preço dos projetos.

Qualquer cidadão interessado é capaz de acessar essa ferramenta, gratuitamente e fazer uma simulação, para estimar o valor do projeto, bastando fazer o cadastro no site: honorario.caubr.gov.br

Você precisará de 10 a 20 minutos para realizar a simulação através da plataforma. Para obter o orçamento estimado dos serviços, você precisará se cadastrar e informar o nome e endereço do contratante, nome, endereço e estado (UF) do empreendimento e os dados do serviço a ser simulado, como tipo de projeto, categoria da edificação e o quantitativo de áreas estimadas.

O CAU, disponibiliza, além desses, vários outros serviços gratuitos e online, como:

  • Verificação de autenticidade de documento
  • Cadastro de denúncia
  • Acompanhamento de denúncia

Acesse a carta de servicos do CAU e descubra outras facilidades que o Conselho oferece ao consumidor.

Através da plataforma do CAU, você poder ter uma ESTIMATIVA do valor do projeto e de outros serviços, pois a maioria dos arquitetos não utiliza esse método para compor seus orçamentos.

Grande parte dos profissionais calcula os seus honorários por AREA PROJETADA. Cada arquiteto cobra um valor diferente por m², pois a quantidade e a qualidade dos desenhos e serviços varia muito de um profissional para outro.

Há profissionais que cobram por COMPLEXIDADE DE PROJETO, sendo fatores determinantes no cálculo dos honorários: o tamanho do projeto, o nível de detalhamento, necessidade de aproveitar elementos existentes,  etc.

Outros cobram um PERCENTUAL em cima do valor  total gasto na obra (esse profissional geralmente amarra, em contrato, a contratação do acompanhamento da obra, para ter o controle das notas fiscais)

E, por último, existem arquitetos que compõem seus orçamentos com base nas HORAS TRABALHADAS. Tendo uma média de quanto tempo gasta em reuniões, visitas, pesquisa e elaborando cada desenho, o profissional calcula  o total de horas necessárias para desenvolver cada projeto, com base em outros projetos que já desenvolveu.

“[…]Conforme dispõe o art. 40 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é obrigatória a apresentação prévia de orçamento.

É também obrigatório mencionar as condições inerentes do trabalho, função ou ofício. É indispensável torná-lo uma ordem de serviço que autoriza a consecução dos trabalhos. Portanto, para garantir a transparência e legitimidade dos atos previstos no contrato, recomenda-se que os trabalhos sejam iniciados somente após a anuência expressa do contratante (art.39, alínea VI do CDC).

Além disso, o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR determina que os arquitetos e urbanistas devem condicionar todo compromisso profissional à formulação e apresentação de proposta técnica que inclua com detalhe os produtos técnicos a serem produzidos, sua natureza e âmbito, as etapas e prazos, a remuneração proposta e sua forma de pagamento. A proposta deve ser objeto de contrato escrito entre o profissional e o seu contratante.[…]”

Fonte:Manual do Arquiteto e Urbanista – CAU-BR

Gostou do post? Compartilha! Espero ter te ajudado a tirar aquelas dúvidas cruciais antes de contratar um arquiteto! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Beijos e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.