Você não tem ideia de quanto custa um projeto de arquitetura? então confere esse post e conheça as melhores dicas para entender como os arquitetos cobram pelo serviço!
O Conselho de Arquitetura E Urbanismo do Brasil (CAU) disponibiliza a todos os arquitetos licenciados, um sistema online para cálculo de valores de referência de honorários para a prestação de serviços de Arquitetura e Urbanismo, conforme tabela definida pelo próprio conselho, afim de facilitar a composição do preço dos projetos.
Qualquer cidadão interessado é capaz de acessar essa ferramenta, gratuitamente e fazer uma simulação, para estimar o valor do projeto, bastando fazer o cadastro no site: honorario.caubr.gov.br
Você precisará de 10 a 20 minutos para realizar a simulação através da plataforma. Para obter o orçamento estimado dos serviços, você precisará se cadastrar e informar o nome e endereço do contratante, nome, endereço e estado (UF) do empreendimento e os dados do serviço a ser simulado, como tipo de projeto, categoria da edificação e o quantitativo de áreas estimadas.
O CAU, disponibiliza, além desses, vários outros serviços gratuitos e online, como:
- Verificação de autenticidade de documento
- Cadastro de denúncia
- Acompanhamento de denúncia
Acesse a carta de servicos do CAU e descubra outras facilidades que o Conselho oferece ao consumidor.
Através da plataforma do CAU, você poder ter uma ESTIMATIVA do valor do projeto e de outros serviços, pois a maioria dos arquitetos não utiliza esse método para compor seus orçamentos.
Grande parte dos profissionais calcula os seus honorários por AREA PROJETADA. Cada arquiteto cobra um valor diferente por m², pois a quantidade e a qualidade dos desenhos e serviços varia muito de um profissional para outro.
Há profissionais que cobram por COMPLEXIDADE DE PROJETO, sendo fatores determinantes no cálculo dos honorários: o tamanho do projeto, o nível de detalhamento, necessidade de aproveitar elementos existentes, etc.
Outros cobram um PERCENTUAL em cima do valor total gasto na obra (esse profissional geralmente amarra, em contrato, a contratação do acompanhamento da obra, para ter o controle das notas fiscais)
E, por último, existem arquitetos que compõem seus orçamentos com base nas HORAS TRABALHADAS. Tendo uma média de quanto tempo gasta em reuniões, visitas, pesquisa e elaborando cada desenho, o profissional calcula o total de horas necessárias para desenvolver cada projeto, com base em outros projetos que já desenvolveu.
“[…]Conforme dispõe o art. 40 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é obrigatória a apresentação prévia de orçamento.
É também obrigatório mencionar as condições inerentes do trabalho, função ou ofício. É indispensável torná-lo uma ordem de serviço que autoriza a consecução dos trabalhos. Portanto, para garantir a transparência e legitimidade dos atos previstos no contrato, recomenda-se que os trabalhos sejam iniciados somente após a anuência expressa do contratante (art.39, alínea VI do CDC).
Além disso, o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR determina que os arquitetos e urbanistas devem condicionar todo compromisso profissional à formulação e apresentação de proposta técnica que inclua com detalhe os produtos técnicos a serem produzidos, sua natureza e âmbito, as etapas e prazos, a remuneração proposta e sua forma de pagamento. A proposta deve ser objeto de contrato escrito entre o profissional e o seu contratante.[…]”
Fonte:Manual do Arquiteto e Urbanista – CAU-BR
Gostou do post? Compartilha! Espero ter te ajudado a tirar aquelas dúvidas cruciais antes de contratar um arquiteto! Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!
Beijos e até o próximo post!
3 comentários em “Quanto custa um Projeto de arquitetura?”