Galeraaaaaaaaa! VERÃOZINHO CHEGANDO!!! É só nessa época do ano que a gente lembra da piscina né… Pois bem, é chegada a hora de conhecer as novas tecnologias do mundo das piscinas! Confere nesse post, algumas novidades e tendências que eu separei pra você!

 

Aposto que você já conhece ou, pelo menos, já ouviu falar em piscina de borda infinita. A borda infinita é um detalhe arquitetônico usado para “fundir visualmente” as fontes d’água artificiais (piscinas, decks molhados, espelhos d’água) às fontes d’água naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares, oceanos). A borda infinita permite eliminar as bordas da piscina, para que, quando olharmos para o final dela, não exista nenhuma interferência entre ela e a fonte d’água natural. Dessa forma, a ilusão que se cria é de que a piscina está conectada com aquela fonte, fazendo parecer maior do que realmente é. Como se ela fizesse parte dessa fonte d’água que compõe a paisagem natural.

Para conseguir criar essa ilusão, o ideal é que haja um declive no terreno, assim, não será possível enxergar o solo entre a piscina e esse espelho d’água natural. Para executar esse detalhe, é preciso construir a borda mais baixa do que as demais. Assim, a aguá irá transbordar por essa borda. Percorrendo toda a extensão da borda baixa, deve haver uma calha que recolhe a água transbordante e um sistema de retorno. Ao cair na calha, a água deve ser direcionada a um reservatório, filtrada e impulsionada de volta ao tanque através de uma bomba. Adotar esse sistema pode encarecer a obra em torno de 10%. É uma técnica de construção mais cara, pois exige mais equipamentos e tubulações.

 

ALÉM DE FUNDIR VISUALMENTE AS PISCINAS À PAISAGEM NATURAL, as bordas infinitas também podem ser usadas para criar espelhos d’água. Utilizando esse detalhe nas bordas que têm comunicação com o piso ao redor da piscina, elimina-se o desnível entre a água e o deck, dessa forma se cria um efeito “limpo” e minimalista, além de luxuoso e super contemporâneo!

 

A borda infinita também pode ser usada em piscinas sobrepostas (que não são enterradas), como as usadas em coberturas de prédios, afim de criar formas mais limpas, pois a ilusão criada pelo detalhe é que a piscina seja feita de um único material, a água, dispensando paredes e bordas. Dessa forma, a sensação criada é de um bloco composto somente por água! Super contemporâneo e lindo de morrer!!

 

Parece praia, mas NÃO É! Essa piscina com formas curvas recebeu um revestimento especial que recria o aspecto da areia da praia! É o Cristal Pool: “Trata-se de uma textura contínua, antiderrapante, que se adapta a qualquer superfície, como curvas e cantos arredondados. Não há juntas e o material não racha. O maior diferencial do produto, porém, ainda está por vir: a composição tecnológica da textura cria tonalidades incríveis na piscina, que variam em função da profundidade, intensidade e ângulo da luz sobre a água. São diversas opções de textura, conferindo infinitas possibilidades. O resultado é surpreendente!” (Fonte: pedras inteligentes). O material da foto é BORA BORA, da linha BEACHES. É uma opção ótima pra quem tem vista para uma fonte natural de água e pode usar o efeito da borda infinita!

 

E essas piscinas com inspiração grega, que parecem ser feitas de PORCELANA??? Não, essa tecnologia AINDA não existe, mas esse efeito é conseguido através de um revestimento inovador. São as membranas têxteis reforçadas! Elas vêm em rolos, como de papel de parede e têm cerca de 2mm de espessura. O grande benefício de usar um revestimento como esse (além da beleza, é claro), é que o resultado final é uma superfície contínua, sem juntas! Ou seja, elimina o problema de rejunte escurecendo e de revestimento cerâmico descolando! Além disso, por ser uma membrana contínua, elimina a possibilidade de vazamentos e, consequentemente, danos estruturais! Sem contar que, por serem membranas têxteis com uma camada de feltro por baixo, são super macias ao toque! O fabricante desse revestimento, chamado “touch” é a Renolit Alkorplan. O modelo da foto é o White.

a7.jpg

Esse revestimento também pode recriar o efeito de pastilhas e da areia da praia e a vantagem é que o resultado final é um piso mais macio do que qualquer piso feito com o Cristal Pool ou revestimento cerâmico.

No Brasil, a Desjoyaux piscinas é a representante exclusiva da marca. A empresa também faz a construção do ZERO ou reforma piscinas existentes, com uma tecnologia inovadora e um processo único, que previne infiltrações, garantindo a estanqueidade dos tanques e uma reforma rápida, geralmente em torno de 15 dias.

A Desjoyaux ainda trabalha com equipamentos que trazem segurança aos usuários, através de uma tecnologia importada. Algumas curiosidades sobre a empresa e seus produtos:

· Não trabalham com CASA DE BOMBAS;
· Não utilizam nenhum tipo de encanamento;
· Consumo de energia 40% MENOR que uma bomba convencional;
· Economia EXTREMA de água;
·  10 anos de garantia quanto a estanqueidade;
·  Mais de 230.000 piscinas construídas pelo mundo todo;
·  Sistema de filtragem patenteado e único que reduz o tempo de manutenção e é totalmente seguro e livre de SUCÇÃO;
·  Fez 50 anos em 2016;

Para saber mais, assista o vídeo que gravamos com o diretor, Franck Limonne, clicando AQUI.

 

a2.jpg

 

f83b59ac721044af44ae84198ca7dcfd

A pedra hijau é a queridinha do momento… Essa pedra natural é importada de Bali e cria um efeito de piscina natural, pois a sua cor azul turquesa se assemelha às cores dos mares da Tailândia e a sua variação de tonalidade recria os recifes de corais! A empresa Palimanan fornece esse material, mas, como você deve imaginar, o preço dela não é muito competitivo, então vários fabricantes de pisos e revestimentos investiram esforços para criar materiais mais baratos que pudessem substituir a pedra Hijau, sem perder o efeito natural. É o caso da Portobello, da Atlas e várias outras fabricantes, inclusive os revestimentos TOUCH da Renolit Alkorplan. Eles também criaram um modelo de manta que imita esse efeito da paisagem tailandesa. Até a profundidade da água modifica o tom do revestimento, fazendo com que pareça uma piscina natural! A cor é a “Authentic”.

a1.jpg

PISCINAS DE VIDRO??? SIM! As piscinas de vidro estão sendo muito usadas nos novos edifícios que estão sendo construídos em Dubai. Podendo ser usado nas paredes laterais ou no fundo, o vidro permite a entrada de luz e, por isso, dá um aspecto muito mais leve nos ambientes. Além disso, a piscina pode virar um elemento muito interessante nas fachadas ou nos ambientes internos para os quais ela fica voltada! O material utilizado para construir essas piscinas é o VIDRO LAMINADO e quanto maior a profundidade da piscina, maior será a espessura do vidro. A espessura das paredes e do fundo de vidro DEVE ser dimensionada por um especialista, pois exige um cálculo especial para esse tipo de uso do material!

E que tal uma piscina de vidro com borda transbordante?

É o mesmo sistema da borda infinita, que utiliza bombas de retorno e filtragem da água, mas dessa vez as paredes são feitas de vidro! A ideia é criar uma piscina visualmente mais leve! Ideal para espaços pequenos. Além disso, ela é super minimalista, pois elimina visualmente todas as linhas de bordas, o que deixa o espaço mais “limpo”!

Você já imaginou uma piscina pastilhada PERSONALIZADA, que chega prontinha na sua casa?

 

“A piscina Pastilhada iGUi, feita em fibra recoberta com pastilhas de vidro, trazem a sofisticação à área externa. Com rapidez de instalação, chegando pronta na obra, elas podem substituir as tradicionais piscinas de concreto e ainda protegem o meio ambiente, pois emitem 32x menos CO2 durante a construção, que uma piscina do mesmo tamanho em alvenaria.” (Fonte: igui)

A igui trabalha com a marca Atlas, de pastilhas cerâmicas em muitos modelos, mas se você preferir instalar outro material no seu interior, é só pedir a piscina sem o revestimento, para que o profissional, contratado por você, faça a instalação! Há pouco tempo, a igui começou a fazer piscinas com paredes em vidro. Agora você pode ter uma dessas com a garantia de uma marca sólida!

Gostou desse post? Então curte, compartilha e segue a Catabila nas redes sociais:

Catabila no Instagram

Catabila no Facebook

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.